Assim como os humanos, os animais também precisam de cuidados redobrados durante a gravidez, quando a família Pet aumenta.
Seu Pet está um pouco mais temperamental do que o normal, anda se isolando e comendo mais do que o de costume? Isso pode indicar que a família vai aumentar. Isso mesmo, a gravidez animal além de mexer com os hormônios da futura mamãe também vai alterar a rotina da casa.
Assim como os humanos, os Pets possuem um período fértil, chamado de cio, onde as chances de gravidez são maiores. Nos gatos, esse ciclo acontece de dois em dois meses e pode durar de dias até semanas; já nos cachorros, são duas vezes ao ano (de seis em seis meses) por até quatro semanas. Por isso, é importante que a qualquer sinal de mudança comportamental, o tutor leve o animal ao veterinário para checar sobre a saúde e a confirmar a prenhez. Assim que ela for constatada, deve-se iniciar o pré-natal.
Com o fato consumado, é preciso fazer ajustes na alimentação e no ambiente onde a futura mamãe reside. “Durante a gestação, procure alimentá-la de acordo com as orientações nutricionais passadas pelo veterinário. Nesse período os bebês dependem da alimentação da mãe para suprir nutrientes e vitaminas necessárias e seguir com uma dieta adequada para cada fase é fundamental para a formação do filhote” – Caroline Mouco Moretti, Diretora Geral do Grupo Vet Popular.
Quando estiver próximo ao nascimento, em torno de 65 dias após a cruza, os tutores precisam deixar o espaço organizado, limpo, protegido e com pouca luz. “No caso das gatas, acostume-a durante toda a gestação à sua caixinha, para evitar que o parto seja feito em outro lugar. Além disso, o tutor deve estar preparado para qualquer emergência. Normalmente tanto as gatas como as cachorras fazem todo o trabalho sozinhas, desde o parto até a higienização dos filhotes, mas observe-a. Alguns bebês podem sentir dificuldade principalmente com a retirada da placenta e a desobstrução das vias aéreas, e por isso podem precisar da ajuda de um profissional” – resume.
Converse com o seu veterinário antes, durante e depois da gestação e assim como os humanos, o pré-natal deve ser iniciado após a constatação da cruza, para garantir a saúde do animal e também dos bebês. Manter a mãe saudável é um dos processos mais importantes nessa jornada. “Alimente-a bem antes e depois do parto, ela irá se dedicar totalmente aos filhotes e isso requer muita energia do seu corpo. Mantenha o local onde ela irá permanecer sempre limpo e com panos, para torná-lo mais confortável. Filhotes são sempre motivo de alegria” – finaliza Carol.
Vale destacar que se nos planos do tutor não houver a intenção criar novos filhotes, o ideal é castrar o animal antes de seu primeiro cio, que acontece geralmente aos 6 meses de vida (existem casos incomuns onde o animal entra no cio no 4 mês). Além disso, a castração evita uma gravidez indesejada, previne câncer de mama (nas fêmeas) e câncer de próstata (nos machos).
Sobre o Grupo Vet Popular
Em 2008, Luiz César Moretti e Caroline Mouco Moretti inauguraram uma clínica veterinária na Zona Leste de São Paulo, que três anos depois se tornaria o primeiro Hospital Veterinário 24 horas. a preços populares do Brasil. Como parte do projeto de atendimento popular, no ano de 2014, o casal deu mais um passo e inaugurou ao lado do Hospital, um Centro de Diagnósticos para exames gerais. No ano seguinte, foi a vez da Zona Norte receber uma unidade do Hospital Vet Popular. Hoje, o Grupo é responsável pela realização de milhares de diagnósticos através de atendimentos emergenciais, exames de análises clínicas, raio x, ultrassom, entre outros. O Vet Popular também realiza cirurgias e oferece centro de imunização, centro de estética e taxi dog; serviços completos e fundamentais para a saúde e bem-estar Pet. Saiba mais em: www.vetpopular.com.br
Assessoria de Imprensa
Agência Girassol
Jornalista Responsável
Ludmila Baldoni – MTB: 49110/SP
(11) 2681.7509 – (11) 98890.1414
ludmila.baldoni@agenciagirassol.com.br
Gilberto Vieira de Sousa é Jornalista (MTB 0079103/SP), Técnico em Sistemas de TV Digital, Fotografo Amador, Radioamador, idealizador e administrador dos sites GibaNet.com e cotajuridica.com.br, Redator no Programa Lira em Pauta, Editor da Revista Konect Brazil e do site Assessoria Animal