No último dia 18 eu fui visitar a PET South America 2022 e conhecer as novidades do mercado PET. Confesso que fiquei impressionado com a quantidade de visitantes e com a qualidade dos expositores e dos produtos apresentados
.
A PET South America comemorou nesta edição, 20 anos de existência, onde os três dias de evento contaram com o pavilhão da São Paulo Expo completamente lotado.
Segundo os organizadores do evento, foram expostas cerca de 400 marcas e a PET South America recebeu mais de 20 mil visitantes, sendo que grande parte deles são lojistas que fecharam inúmeros negócios.
Segundo o Instituto PET Brasil, o setor PET deve crescer cerca de 14% em 2022 e deve movimentar aproximadamente R$ 58,9 bilhões
Visitei todos os estandes e conversei com muitos expositores e o que me chamou mais a atenção, além da excelente organização do evento, passo a descrever a seguir:
PUPZ
A PUPZ, plataforma pet responsável por diversos serviços voltados para animais, que já se destaca há um tempo por ter desenvolvido um sistema de reconhecimento facial para cães e gatos, trouxe três lançamentos que prometem ajudar os tutores de diversas espécies de animais.
O primeiro deles é o GPS Pupz, que se destaca de outras opções do mercado por ser bem menor, garantir pelo menos 22 dias de duração com uma recarga de apenas uma hora, e ter uma tecnologia moderna, que não utiliza cartão de telefonia, já que o 2G vai ser descontinuado.
O GPS Pupz utiliza comunicação Lora, por satélite, a opção mais moderna em GPS do mercado. Com isso, é possível localizar animais perdidos mais rapidamente e com precisão, sem preocupação com o tempo da bateria, já que ela funciona por muitos dias.
Além disso, o microchip que já é utilizado pela PUPZ, ganhou uma nova versão, com um diferencial nunca utilizado em todo o mundo. Agora, é o Dual Microchip agulhado, que pode ser lido tanto pelo celular, quanto pelo leitor, o primeiro com duas tecnologias embarcadas em um só produto, que será patenteado pela marca. Isso facilita o acesso às informações e identificação do animal, em qualquer lugar e de forma muito mais prática.
Para finalizar, uma coleção de roupinhas com chip embutido será mais um produto que promete garantir rápida identificação do pet em casos de animais perdidos. O chip, juntamente com um QR Code, tudo para facilitar o reconhecimento e o acesso às informações do animal. Todos os produtos são pensados no bem-estar e segurança do pet, além de proporcionar mais tranquilidade e paz para os tutores.
Veros Hospital Veterinário
O Hospital veterinário Veros apresentou ao público detalhes de sua estrutura e atendimento.
O hospital que conta com cinco andares e se localiza na Avenida Brigadeiro Luiz Antônio, tem os mais avançados equipamentos de diagnóstico e acompanhamento veterinário da atualidade, entre eles ultrassom de imagem, tomografia computadorizada, arco cirúrgico com visualização em tempo real de cirurgias cardíacas e neurológicas e o único equipamento de ressonância magnética de alto campo instalado dentro de um hospital veterinário no País.
Outro grande diferencial do Veros são as acomodações para que tutores possam ficar confortavelmente no hospital enquanto acompanham a recuperação de seus PET’s.
Adimax
Fundada em 2002, a Adimax é uma das maiores fabricantes de alimentos para cães e gatos no Brasil. Tem como expectativa um crescimento na casa dos 20% em 2022.
A empresa produz mais de 300 itens em diversas categorias. Entre as marcas de destaque, estão a Fórmula Natural, Origens, Magnus e Qualidy.
A Adimax tem como missão promover o bem-estar animal e é engajada com várias causas sociais.
Na PET South America, a empresa apresentou três lançamentos: Fórmula Natural Vet Care, que possui formulação diferenciada para atender as necessidades especiais de animais em convalescença ou enfermidades, Fórmula Natural Receitas Caseiras, uma linha de alimentos que oferece o sabor irresistível da comida feita em casa, e a Fórmula Natural Organic, que tem selo Orgânico Brasil.
A linha é preparada com ingredientes frescos e livres de transgênicos.
Atacama
Há 21 anos, a Atacama atua na fabricação de equipamentos para estética animal e é pioneira na fabricação de máquinas de secar animais no Brasil.
Na PET South America, a empresa apresentou o Soprador Jet Box, conceito totalmente inovador, com design minimalista, que visa o melhor desempenho e potência do produto. Será o único que se transformará em soprador duplo, com a maior potência do mercado!
Evolução Pet
A Evolução Pet atua há 13 anos no mercado como fabricante de móveis veterinários e importadora dos mais diversos equipamentos para uso médico veterinário.
No evento trouxe incubadora, Mesa Calha Pantográfica Totalmente Inox C/ 2 Motores, Balança Digital C/ Plataforma Grande em Aço inox, Aparelho de Anestesia Veterinária Evet-500 Plus, Gaiola de Inox com 7 Lugares, entre outros.
Gravpet
Empresa atuante na área de acessórios para pet. O diferencial é a fabricação de medalhas de aço cirúrgico hipoalergênico para pets, com geolocalização em QR-CODE.
A novidade que a empresa trouxe para a PET South America é voltada aos proprietários de pet shops que, a partir de agora, também poderão colocar o seu logotipo nas medalhas fabricadas pela marca.
Master Groom Brasil
A ideia do Mastergroom Brasil surgiu exatamente porque o Congresso Brasileiro de Estética Animal e a Pet South América juntos são estimuladores de encontros entre profissionais, além de geradores de conteúdo e negócios.
Juntos funcionam como uma grande plataforma de toda a cadeia pet e vet e, não existe momento mais oportuno que esse para reunir os esteticistas e avaliar quem são os melhores do mercado.
Hoje a atração tem uma parceria com a European Grooming Association, que organiza o campeonato mundial de tosa.
No Mastergroom teremos 3 juízes internacionais e mais de 15 juízes brasileiros, eles avaliarão cerca de 600 competidores.
O Mastergroom é um evento organizado por William Galharde, Sócio Proprietário da Galharde Academy em parceria com a PET South America.
Med-Sinal
A Med-Sinal Produtos Veterinários é uma empresa tradicional que, há 28 anos, se destaca pela qualidade de seus produtos.
Disponibiliza a mais completa linha de móveis com qualidade super premium, além de equipamentos, instrumental e acessórios para clínicas e hospitais veterinários.
Na PET South America, a empresa lançou uma cama de UTI veterinária com dois motores.
Padaria Pet
A Padaria Pet é uma rede de franquia que oferece petiscos gourmetizados, alimentos para cães e gatos, e serviços em um espaço de convivência para o pet e o tutor.
Durante a PET South America, a empresa apresentou a linha de confeitaria com bolos de aniversário, cupcakes, maçãs do amor, entre outros petiscos naturais.
Todos criados com base na experiência em suas unidades de trazer produtos de confeitaria para que o tutor comemore o aniversário do seu pet.
Além disso, em parceria com a marca Hello Kitty, a Padaria Pet lança o leite para gatos, um produto inédito que estará à venda em breve.
A novidade é o lançamento de um modelo de confeitaria Padaria Pet no conceito store in store.
Uma estrutura a partir de dois metros quadrados onde o lojista poderá revender a linha da Padaria Pet.
Atualmente, a marca possui 33 unidades em funcionamento no país. A meta é dobrar esse número até agosto de 2023.
A expectativa é triplicar o faturamento através dos canais de venda em franquias e unidades próprias, mas também na revenda para petshops e outros estabelecimentos.
Pet Games
A Pet Games é a primeira empresa brasileira que desenvolve e fabrica produtos inovadores com o objetivo de proporcionar bem-estar físico, mental e emocional, atendendo às necessidades comportamentais dos animais de estimação.
Durante o evento, a marca apresentou a família completa do “Labirinto”, um brinquedo comedouro que estimula o forrageamento, a busca divertida e prazerosa por recursos alimentares.
Outro item em destaque no estande foi o Pet Bolhas, com bolinhas de sabão que atiçam o instinto de caça através da diversão.
O único do mercado pet. Com aroma de melão, o produto é interativo e anti-stress. Já a Lagartixa é um porta petiscos para gatos que atiça também o forte instinto de caça da espécie.
Inédito e inovador, com a proposta de ser instintivo, anti-stress e interativo.
Ruska
A Ruska é uma empresa de inovação no segmento pet. Iniciou sua atividade pensando no comer e beber dos animais, levando saúde para os pets e facilidade para os tutores.
Novidade: Ruska Bowl, um comedouro aromático – produto novo, único, exclusivo e patenteado. O Ruska Bowl funciona da seguinte forma: o tutor coloca um “chamariz” no pote interno, que pode ser um pedaço de frango, petisco ou ração úmida. Na grelha, coloca o melhor alimento para o pet. O aroma do chamariz vai passar pelos furos da grelha e chegar ao focinho do cachorro, tornando aquele alimento mais atrativo para ele.
Vale ressaltar que os cachorros têm cinco vezes menos papilas gustativas (capacidade de sentir sabor) que os humanos e um olfato 100.000.000 (cem milhões) de vezes mais apurado que o nosso!
Logo, é comprovado que eles realmente conseguem sentir o sabor dos alimentos através do cheiro.
True Foods
A True Foods também apresentou uma linha bem interessante de opções de rações naturais, sem transgênicos, sem conservantes artificiais e sem corantes.
A composição básica é frango, batata-doce, cenoura, brócolis e arroz integral. E eles também tem o True Mixer, que é um alimento úmido feita com pedaços de carnes e vegetais cozidos no vapor.
Royal Canin
A Royal Canin chamou a atenção por seu amplo catálogo com quase 150 produtos, incluindo rações para cães e gatos saudáveis e também rações para cães e gatos com problemas de saúde, as rações para dieta veterinária.
Brazilian Pet Food
A Brazilian Pet Food também levou seu amplo catálogo de produtos, com diversas marcas, como Snow Dog, Snow Cat, Foster, Canister, Blog Dog, entre outras.
No cardápio da Snow Dog se destacam os sabores, Carne com Brócolis, Maça com Leite, Frango com Tomates e Cordeiro com Hortelã.
No cardápio do Snow Cat se destacam os sabores, Leite com Morango e Aveia, Salmão com Maracujá, Peru com Maçã e sabores do mar.
Na linha da Brazilian Pet Foods eles inovaram nos sabores das rações.
Com vinte anos de sucesso, os organizadores já marcaram a data da próxima PET South America, será nos dias 16, 17 e 18 de agosto de 2023, quem sabe nós nos encontremos por lá.
.
.
Sobre a PET South America
A feira PET South America reúne todas as soluções, produtos e serviços que estarão em breve no mercado. Participar do evento é estar em um ambiente de negócios altamente qualificado, onde é possível conhecer as tendências do mercado pet e se relacionar com profissionais do Brasil e da América Latina.
Além disso, ter a oportunidade de vivenciar experiências que vão enriquecer a sua vida profissional. As nossas atrações trazem conteúdo inédito e relevante para sua atualização profissional.
Gilberto Vieira de Sousa é Jornalista (MTB 0079103/SP), Técnico em Sistemas de TV Digital, Fotografo Amador, Radioamador, idealizador e administrador dos sites GibaNet.com e cotajuridica.com.br, Redator no Programa Lira em Pauta, Editor da Revista Konect Brazil e do site Assessoria Animal