Após muitas entrevistas e programas que temos participado, resolvemos responder a esta questão, que sempre nos é feita com um sabor de indignação e surpresa.
Pessoas (humanas) que estão na terceira idade, também chamada de “melhor idade”, podem montar cavalos?
Oras vamos pensar um pouco…. A forma como os idosos são tratados tem mudado significativamente nos últimos 50 anos.
Antes, uma pessoa com 50 anos já estava se preparando para gozar sua aposentadoria em sua casa, ou casa de um parente, quietinho, só descansando..
Hoje nossos idosos tem muito mais autonomia e não param para descansar.
Há faculdades para terceira idade, há academias de ginástica especializadas, há condomínios construídos especialmente para este público.
No mundo inteiro é falado que Idosos precisam fazer ginástica para o corpo e para o cérebro, que quanto mais o idoso viver, melhor será sua qualidade de vida e, consequentemente, sua longevidade.
Claro, que todas as atividades devem ser, sempre, assistidas por profissionais devidamente qualificados e ter a recomendação do médico.
Com relação aos esportes englobados pelo Hipismo temos os seguintes benefícios:
- Esportes Equestres são grandes aliados no combate a Depressão,
- Aumenta o Equilíbrio,
- Aumenta a Coordenação Motora,
- Diminui o Stress,
- Aumenta o tônus muscular, a força e a resistência,
- Aumenta a vida social, fazendo com que o esportista conviva com outras pessoas de idades diferentes, com interesses diferentes,
- Coloca o esportista em contato com um animal,
- Estimula o raciocínio rápido,
- Aumenta a confiança e a auto-estima,
- Traz a pessoa para uma atividade praticada junto a Natureza, e muito mais.
Lógico que uma pessoa na “Melhor Idade” pode usufruir muito bem de todos estes benefícios.
Já tivemos muitas pessoas com mais de 70 anos participando até de Jogos Olímpicos e Jogos Mundiais Equestres. Até os dias atuais, temos fotos espalhadas pelas redes sócias da Rainha Elizabeth (Inglaterra) montando seus cavalos. Aqueles que quiserem competir, há sempre uma categoria especial chamada de Master. Mas a competição não é obrigatória.
Portanto, quem quiser começar a montar na Terceira Idade também não tem problema.
O Cavalo e os Esportes Equestres são para a vida toda. Não há limite de idade, não há disputa por sexo (homens e mulheres disputam de igual para igual), não há limite para a diversão, alegria, convivência e prática de uma atividade física.
Lógico, que dependendo da recomendação médica, o esportista terá que se dedicar as aulas prescritas para seu organismo, sendo que temos, atualmente, até Pilates, Ginástica Funcional e Reabilitação feitas sobre o dorso de um cavalo em movimento.
Então, se você sempre sonhou em montar cavalos, mas antes não tinha tempo, e agora está na “Melhor Idade”, saiba que é hora de começar a viver a “Melhor Fase de sua Vida”, montando cavalos!!
Tem alguma dúvida ou quer conhecer mais? Entre em contato!
Academia e Escola de Equitação Troá, em Valinhos, na Al. Itatinga 1094, bairro Joapiranga. (11) 9 9944-2168 ou troa@dressagearteequestre.com
Priscila M.R.G.Thomazelli é Instrutora e Atleta de Equitação e Adestramento Clássico
Pingback: Conversa ao Pé da Cerca - Episódio 6 - Assessoria Animal