A importância dos pets na infância da criança

A importância dos pets na infância da criança

Segundo especialista da DogHero, ter um animal de estimação pode fortalecer o sistema imunológico dos pequenos

.

.

Atualmente o Brasil já conta com mais cachorros do que crianças nos lares, segundo o último levantamento do IBGE, realizado em 2019. Esse fato acontece porque muitos pais e mães adotam os pets como membro da família e eles se tornam filhos de quatro patas. Porém, planejar o aumento da família com a vinda de bebê pode fazer com que os futuros pais tenham que lidar com um dilema: é ideal ter um animal de estimação com crianças pequenas?

.

Segundo Thaís Matos, veterinária da DogHero – maior empresa de serviços para pets da América Latina que, através do site e app, conecta quem tem animal de estimação a uma comunidade de passeadores, pet sitters e anfitriões escolhida a dedo – os cães podem contribuir muito para o desenvolvimento da criança, além de auxiliar na melhora e proteção da saúde delas, produzindo benefícios que vão acompanhá-las por toda a vida:
.
“O contato saudável com animais desde cedo faz com que o sistema imunológico dos pequenos se fortaleça e fique bem menos propenso a condições como alergias crônicas e até mesmo asma”

, comenta a especialista.

.

Ter um pet na infância da criança também irá contribuir para as habilidades sociais, como ensiná-la a lidar melhor com as emoções. No entanto, lembra a especialista, o desafio ao decidir ter um amigo de quatro patas é saber como integrá-los com os bebês para que tudo ocorra bem na rotina da casa. Antes de adotar um cão na família, os pais e mães devem atentar-se à alguns pontos como idade, saúde das crianças e ter senso de responsabilidade, pois o pet irá demandar tempo, dinheiro e atenção, comenta Thais Matos.

.

Caso a família já tenha um amigo de quatro patas e chegará um bebê em breve, os pais devem preparar o terreno. É importante que o cão não associe o bebê com momentos e coisas negativas e, para evitar que isso aconteça, é necessário fazer uma mudança gradual na rotina do pet:
“Após a montagem do quarto do bebê, por exemplo, é interessante deixar que o cão fareja e conheça o ambiente sempre na presença dos pais”
, comenta a especialista.
.
.
.

Informações à imprensa:

A importância dos pets na infância da criança

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.