Webinar levanta discussão sobre o bem-estar animal nos compromissos cage-free, além do papel dos varejistas e o cenário regulatório atual

No dia 22 de agosto, quinta-feira, a Alianima , organização sem fins lucrativos dedicada a promover melhorias de bem-estar animal nas cadeias produtivas, irá...

Evento pretende fomentar discussão acerca da ausência de regulamentações específicas para os sistemas de produção de ovos livres de gaiola e contará com a participação de palestrantes do setor

 

No dia 22 de agosto, quinta-feira,  a Alianima, organização sem fins lucrativos dedicada a promover melhorias de bem-estar animal nas cadeias produtivas, irá realizar um webinar sobre o bem-estar animal na avicultura de postura no Brasil, focando no papel do setor varejista e nos desafios relacionados ao atual cenário regulatório.

Além de apresentar o cenário sobre a ausência de regulamentações para os diferentes sistemas de produção de ovos, um dos principais objetivos do evento é mostrar a importância da adoção de compromissos corporativos que garantam o bem-estar dos animais. Além disso, a organização quer chamar atenção para o desempenho dos varejistas e incentivar o engajamento do setor na promoção de práticas sustentáveis e éticas para os animais.

No final de julho, a organização lançou estudo inédito que avaliou  a transparência e o progresso dos supermercadistas brasileiros na transição para a venda exclusiva de ovos livres de gaiolas até 2028 ou antes. No relatório, foi constatado que 47% dos varejistas e atacadistas comprometidos estão reportando publicamente  sua evolução quanto à transição e avançam rumo às práticas alimentares mais sustentáveis.

No dia 22 de agosto, quinta-feira, a Alianima , organização sem fins lucrativos dedicada a promover melhorias de bem-estar animal nas cadeias produtivas, irá...

Mas, apesar dos avanços, algumas redes também enfatizam que as regiões Norte e Nordeste enfrentam maiores dificuldades, como a baixa oferta de ovos cage-free e altos custos de transporte.

 

“Após o lançamento do Observatório do Ovo e a subsequente cobertura midiática, reconhecemos a necessidade de conduzir um debate mais aprofundado sobre a regulamentação no setor de avicultura de postura, especificamente no que tange aos sistemas livres de gaiola, identificados como um dos principais desafiospara a adoção do sistema cage-free”, explica Patrycia Sato, Diretora Técnica da Alianima.

 

Para evidenciar a relevância da pauta no cenário atual, o evento contará com a participação de três palestrantes de renome, entre os quais está Renata Amaral, Gerente de Sustentabilidade e Investimento Social do GPA (Grupo Pão de Açúcar). A empresa tem se destacado por seu compromisso proativo com a sustentabilidade, estabelecendo metas ambiciosas e mantendo uma comunicação transparente sobre seus desafios e soluções. A presença da representante do varejo oferecerá uma oportunidade ímpar para explorar as práticas inovadoras da empresa e entender como suas iniciativas estão moldando o futuro da sustentabilidade no setor.

Yuri Fernandes Lima, advogado (OAB-SP), autor do livro “Direito Animal e a Indústria dos Ovos de Galinhas – Crueldade, Crime de Maus-tratos e a Necessidade de uma Solução” também participará do webinar com a palestra “Cenário Regulatório de BEA na avicultura brasileira: desafios & oportunidades”. Para encerrar, a zootecnista e auditora da Certified Humane, Caroline Mazocco, comenta sobre os aspectos positivos do sistema livre de gaiolas.

 

Webinar: “Bem-estar Animal nos compromissos cage-free: cenário regulatório e o papel do setor varejista”

●      Data:  22 de agosto de 2024

●      Horário: das 10h às 11h30

  • Inscrições poderão ser feitas através do Sympla.
  • Onde: o evento acontecerá com transmissão ao vivo no canal da Alianima no Youtube

 

Programação completa:

https://docs.google.com/document/d/1pkd1x8H8W_XSIVVWG7D2dMZpkZd-adVvomdS8HSjAY0/edit?usp=sharing

 

Clique aqui para acessar o relatório completo “Observatório do Ovo”.

 

Sobre a Alianima

A Alianima é uma organização de proteção animal sem fins lucrativos, que trabalha em estreita colaboração com líderes da indústria alimentícia para identificar e abordar os principais desafios enfrentados pela cadeia de produção animal. A organização oferece parcerias, consultorias e suporte técnico gratuito às empresas comprometidas em melhorar as condições de vida dos animais, auxiliando na implementação de práticas sustentáveis e de bem-estar animal. Com uma equipe especializada, fundamenta todas as suas ações e materiais em dados técnico-científicos, com o objetivo de fomentar uma indústria mais atenta e preocupada com o sofrimento animal e um consumidor mais informado sobre a origem de seus alimentos.

No dia 22 de agosto, quinta-feira, a Alianima , organização sem fins lucrativos dedicada a promover melhorias de bem-estar animal nas cadeias produtivas, irá...

Saiba mais em:

alianima.org     |   observatorioanimal.com.br

 

 

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA – AGÊNCIA PAUTA SOCIAL

Adriana Souza Silva (11) 98264-2364  | adriana@agenciapautasocial.com.br

Julia Mota (11) 95927-0288  | julia@agenciapautasocial.com.br

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.