Coleta para testes pode ser feita em casa e permite identificar predisposições a doenças em cães e gatos
O Grupo DNA, laboratório de biotecnologia especializado em análise genética, anuncia o lançamento de uma nova frente de trabalho voltada aos exames genéticos para cachorros e gatos, a DNA Pets. Com isso, além do mapeamento genético de cães, a empresa passa a ser a única do Brasil a também oferecer testes capazes de mapear predisposições a doenças, por meio do DNA, para gatos.
O lançamento oficial da marca acontece no próximo dia 27 de julho e a novidade é dividida em três testes batizados de PetDNA: saúde, raças e ancestralidade ou a compilação dos três. A coleta é simples e prática, podendo ser feita por meio de swab bucal e em casa, sem a necessidade de ir à clínica ou hospital veterinário. O passo a passo do processo é explicado na própria caixa do kit que o cliente recebe em sua residência.
De acordo com o CEO do Grupo DNA, Rodrigo Matheucci, os exames permitem avaliar a propensão a múltiplas doenças em um único teste, além de características associadas à sensibilidade a medicamentos. “O diagnóstico precoce de doenças hereditárias ajuda a cuidar do bem-estar do animal em todas as fases, assim é possível melhorar sua qualidade de vida. As informações genéticas auxiliam os médicos veterinários a traçarem planos preventivos personalizados e tratamentos eficazes, todos baseados em evidências. Assim, os cuidados de prevenção podem ser realizados antes que os sintomas sejam aparentes”, completa.
Segundo Matheucci, o produto também mapeia a sensibilidade a medicamentos comuns, que podem ser perigosos para alguns cães durante procedimentos de rotina, como castração. “O exame garante informações aos veterinários que eles não teriam sem o mesmo. Há certas doenças que são comuns a algumas raças, portanto conhecer os seus ancestrais abre espaço para o entendimento de predisposições”, explica.
Crescimento do mercado Pet
Dados do IPB (Instituto Pet Brasil) mostram que o faturamento do setor Pet foi de R$ 51,7 bilhões em 2021, o que representa um crescimento de 27% em relação ao ano anterior. Além disso, essa população animal aumentou 1,7% em 2020 no mundo todo, comparado a 2019. O levantamento ainda mostra que os gatos lideram o ranking e cresceram 3,1%, seguidos dos cães (2,1%), répteis e pequenos mamíferos (1,7%), peixes ornamentais (1,0%) e aves ornamentais (0,5%).
O CEO do Grupo DNA acredita que uma consequência desse aumento mundial de pets pode ser explicado pela ampliação e diversidade de serviços que oferecem mais qualidade de vida aos animais, que vão desde novos produtos até planos de saúde. “Novas formas de trazer mais bem-estar para os membros peludinhos da família surgem a cada dia, sendo a genética uma delas. A pesquisa científica e a saúde preventiva demonstram cada vez mais ser fundamentais para uma vida mais saudável e longeva de cães, gatos e muitos outros bichinhos”, finaliza.
Para mais informações sobre os exames, acesse: https://www.dnapets.com.br/
Sobre o Grupo DNA
O Grupo DNA é uma empresa de biotecnologia que trabalha com genética molecular, criada em 1996 na cidade de São Carlos-SP. A partir de resultados das análises genéticas oferecidas, é possível identificar a condição clínica do paciente e oferecer tratamentos específicos, além de contribuir para a prevenção de doenças. Para atuar, a empresa possui todas as certificações e habilitações da ANVISA, Vigilância Sanitária, Instituto Adolfo Lutz e certificação DICQ. Mais informações em www.dnaconsult.com.br
Informações à Imprensa
Equipe Motim
Wesley Henrique Colpani – wesle.colpani@motim.cc – 19 98439-0920
Raphael Bueno – raphael.bueno@motim.cc – 11 99723-7397
Luís de Magalhães – luis.magalhaes@motim.cc – 11 97442-4298
Gilberto Vieira de Sousa é Jornalista (MTB 0079103/SP), Técnico em Sistemas de TV Digital, Fotografo Amador, Radioamador, idealizador e administrador dos sites GibaNet.com e cotajuridica.com.br, Redator no Programa Lira em Pauta, Editor da Revista Konect Brazil e do site Assessoria Animal