Diversificação de serviços, maior aplicação da tecnologia e tratamentos mais assertivos são alguns dos resultados da demanda crescente por qualidade apresentada pelos tutores
.
O mercado pet vem se modificando radicalmente nas últimas décadas. O cão que ficava restrito ao quintal para proteger a casa, agora dorme no quarto com os donos. Essa transformação é só um pequeno exemplo de como a relação com o animal de estimação mudou.
O painel que mais marca esse fenômeno é o número de casas que abriga um animalzinho. Os registros não param de crescer. O Instituto Pet Brasil, que se baseia nos dados do IBGE de 2018 referente a todo o território nacional e os atualiza pela sua inteligência comercial, estima que há 139,3 milhões de animais de estimação. Em 2013, a população pet no País, de acordo com o mesmo Instituto, era de cerca de 132,4 milhões de animais. Um crescimento de quase 7 milhões de bichos domesticados em cinco anos.
A permanente mudança e o crescimento acentuado e constante refletem, ano após ano, no oferecimento de serviços e comercialização de produtos para os animais.
.
Para acomodar e atender às demandas, o Hospital Veterinário Taquaral, em funcionamento 24 horas no bairro Taquaral (HVT), em Campinas, desde 1998, tem expandido as suas representações. Há um ano, instalou uma unidade de atendimento no Alphaville Campinas Empresarial (R. Tapuru, 25 – sala 16 Alphamall) e, no último mês de janeiro, abriu outra no Swiss Park Empresarial (Av. Francisco Alfredo Júnior, 271), onde também tem muitos clientes. No Alphaville e no Swiss Park os serviços oferecidos são de consultas clínicas e vacinações. Quando é necessário um tratamento mais aprofundado, o HVT se responsabiliza pelo deslocamento do animal até o hospital no Taquaral, sem custo adicional ao tutor.
A adaptação do HVT à presente movimentação do mercado pet chega agora ao seu investimento mais importante com a inauguração do novo hospital à Avenida Heitor Penteado, 311, no Taquaral. Uma construção nova e moderna, em prédio de dois pavimentos e com o dobro do tamanho do anterior, onde os profissionais extremamente qualificados terão ainda melhores condições de trabalho. O endereço da unidade na Avenida Barão de Itapura continuará ativo para serviço de banho e tosa e realização de cursos para profissionais externos e treinamentos da equipe interna.
Com a expansão, a diretora do HVT, Dra. Marieta Ricci, espera contribuir para a população de pets de Campinas com procedimentos de última geração, infraestrutura adequada, promover mais empregos para o setor e compartilhar conhecimento através dos cursos. “Desde 1998, quando abri o primeiro hospital, eu trabalho para atingir esse nível de prestação de serviço 24 horas, com excelência e difusão da sabedoria conquistada em todo esse tempo. Graças a Deus estou realizando um sonho e agradeço o apoio de toda a equipe. Sem nossos especialistas comprometidos e dedicados essa conquista não seria possível”, enfatiza Dra. Marieta.
.
Novidades
O ganho de espaço possibilita ao HVT disponibilizar serviços não oferecidos antes, como o tratamento de microagulhamento para alopecia (perda e/ou falta de pelos) e testes alérgicos, os dois em dermatologia. Também poderão ser realizadas três cirurgias simultaneamente, pois o hospital passa a ter três centros cirúrgicos.
.
Conforto e logística
A principal vantagem que o novo espaço traz são conforto e logística, tanto para os clientes, quanto para a equipe de funcionários. A veterinária especializada em dermatologia Fabiana Vitale, da equipe do HVT, frisa que o maior número de salas permite usos exclusivos de ambientes, enquanto na unidade anterior era necessário escalonar as atividades entre todos os profissionais. “Cada setor agora tem autonomia para utilização, data e horário, otimizando o funcionamento e, consequentemente, oferecendo maior qualidade para todos”, enfatiza.
Como se não bastasse a melhor estrutura, a sede inaugurada reserva para o hospital novos modelos de equipamentos que são a última geração em tecnologia. Estão com novidades a coleta laboratorial, as salas de cardiologia, odontologia e dermatologia, os consultórios para animais silvestres, esterilização e ultrassom. Entre os destaques está o novo aparelho de anestesia, o GE Care Station, que reúne num só dispositivo todos os acessórios necessários a uma cirurgia, diferente das aparelhagens avulsas utilizadas comumente.
.
Vem mais por aí
Antes mesmo da obra do HVT estar concluída já foi iniciada outra, no terreno ao lado, para ampliar os serviços, a comodidade dos médicos-veterinários e outras possibilidades. Os dois prédios, que serão unidos por uma passarela, oferecerão um modelo de negócio veterinário completo, com auditório para 60 lugares, moderna estrutura para banho e tosa, cozinha, sala de descanso para os profissionais e lavanderia.
.
RAIO-X
Números comparativos:
Capacidade de atendimentos/dia: de 90 para 150 animais
Internação para cães – Leito comum: de 29 para 31/ UTI: de 3 para 6 leitos
Internação para gatos – de 12 para 14 leitos
Internação para animais silvestres – de 12 gaiolas para 15 baias de alvenaria de tamanhos diversos com pontos de oxigênio e de iluminação em cada uma
Consultórios: de 7 para 13
Centro cirúrgico: de 1 para 3
Farmácia: de 1 para 2
Estacionamento: de autosserviço com 15 vagas descobertas distribuídas nos dois lados da avenida, para 16 vagas cobertas no mesmo prédio, com manobrista.
.
Hospital Veterinário Taquaral – nova unidade
Endereço: Av. Heitor Penteado, 311, Taquaral (em frente ao portão 6 da Lagoa) — Campinas SP
Funcionamento: 24 horas, sete dias por semana
Telefones: (19) 3255-3899 / WhatsApp: 99256-5500
Instagram: @hvtcampinas
.
Informações à Imprensa
Jornalista Kátia Nunes
comunicacao@antoniamariazogaeb.com.br
(19) 99751-0555
Gilberto Vieira de Sousa é Jornalista (MTB 0079103/SP), Técnico em Sistemas de TV Digital, Fotografo Amador, Radioamador, idealizador e administrador dos sites GibaNet.com e cotajuridica.com.br, Redator no Programa Lira em Pauta, Editor da Revista Konect Brazil e do site Assessoria Animal