Com o setor em alta, pedidos envolvendo casas e móveis já movimentam a arquitetura para atender as necessidades de animais e seus responsáveis
Graças a isso, o mercado Pet faturou R$ 20,3 bilhões em 2018, de acordo com a Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos Para Animais de Estimação). E na esteira desse crescimento, diversos nichos têm sido impactados positivamente, tanto no setor de produtos como de serviços, como a arquitetura e o design.
Como reflexo disso, a arquiteta Beatriz Albiero, fundadora da Albiero Arquitetura, aponta que as “casinhas” feitas de madeira, plástico e outros materiais se transformaram em construções em alvenaria, e o “paninho” de dormir, em camas dos mais diversos modelos.
Pensando nisso, empresas e profissionais já começaram a se especializar na área de criação de ambientes e móveis adaptados para os Pets nos lares.
Beatriz explica que diante desta nova realidade, muitos arquitetos vêm sendo recrutados para a atender o bem-estar dos animais de estimação, onde os tutores têm se importado cada vez mais a expressar o amor e carinho que têm por seus Pets no layout da casinha deles.
“Esta mudança de aparência e materiais possibilita uma infinita diversidade de designs para agradar o tutor e se encaixar melhor no ambiente, sendo parte do mesmo e não apenas um objeto solto no espaço”
afirma a arquiteta.
Assim, empresas têm feito móveis e nichos em formatos de naves espaciais, comedouros elevados, e módulos que tornam o ambiente mais divertido e interessante para os Pets, sem deixar de apresentar beleza, charme e descrição. Beatriz destaca inclusive que isto tem ido tem ido até mais além da área de design de móveis e materiais.
“Diversos clientes, muitas vezes preocupados com seus ‘bichinhos’, já estão pedindo ao profissional de arquitetura para projetar as suas residências inteiras pensando em seus bichinhos de estimação”
salienta Beatriz.
“Sem contar que a existência do ‘cantinho’ do Pet nos interiores dos apartamentos envolvendo gatis, canis e casinhas, que são estilizados, em espaço exclusivo, visando exclusivamente o conforto dos bichinhos, já é uma realidade”
complementa.
Sobre a arquiteta
Beatriz Albiero é formada em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-Minas e atua na área desde 2017 em Mogi Guaçu (SP), contribuindo também para o escritório de Patrícia Forte em Campinas (SP) desde o início de 2019, ano em que fundou o seu próprio escritório, a Albiero Arquitetura. É uma entusiasta por gatos e tem buscado conhecimento na área Pet para desenvolver projetos voltados a este público.
Informações à imprensa:
Newpress Media
newpressmedia3@gmail.com | pedroantonio.vicente@aol.com
Página da Newpress Media: https://bit.ly/2IUfnqg
linkedin.com/company/newpressmedia
+55 19 98436 2652 |+55 19 3818 2216
Fernanda Aparecida Schmeing é criadora e administradora do site Assessoria Animal, presta serviços de assessoria e consultoria em administração de haras, cria cães da raça Border Collie.